Segunda, 22 de Abril de 2024 02:55
35 4239-0090
Agropecuária Agropecuária

Emater-MG é a melhor empresa do agronegócio em Minas Gerais, segundo revista Exame

Estatal mineira sobe no ranking no prêmio Melhores e Maiores 2023, da revista Exame

18/09/2023 14h26
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Emater-MG / Divulgação
Emater-MG / Divulgação

O tradicional prêmio Melhores e Maiores 2023, da revista Exame, trouxe a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) na colocação 27 do ranking das 1.000 Maiores Empresas Brasileiras, sendo a segunda empresa mineira mais bem posicionada na lista. Já na categoria Melhores Empresas Brasileiras, a estatal mineira aparece na 209 posição no ranking geral, figurando no 15º lugar entre as melhores empresas de Minas. No segmento Agronegócio, a Emater-MG surge na 14ª posição no Brasil e em primeiro lugar em Minas no ranking das Melhores Empresas.

Na 50ª edição, o Melhores e Maiores é uma das principais premiações empresariais do país e foi realizado, no dia 14/9, em São Paulo. Este ano, a premiação Melhores e Maiores avaliou empresas de capital aberto ou com dados públicos, a exemplo das demonstrações contábeis e balanços divulgados em fontes fidedignas. “É uma alegria a divulgação da publicação Maiores e Melhores 2023, da Exame, na qual a Emater-MG mostrou uma grande evolução comparada ao ano de 2022. No ano passado, a Emater-MG ocupava no ranking a posição de número 89 entre as maiores empresas do país e agora estamos na posição 27, um grande avanço”, comenta o diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia.

Práticas sociais e ambientais

Para realização das análises das empresas foram considerados três critérios: resultado financeiro das empresas (dados contábeis), crescimento e práticas de impacto ESG (sigla em inglês que significam environmental, social and governance, e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização). Nesse último quesito, a empresa, que é vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e atua na extensão rural mineira há quase 75 anos, tem resultados bastante robustos.

Continua após a publicidade

A Emater-MG tem convênio com 811 municípios do estado, mais de 95% de cobertura, beneficiando anualmente mais de 350 mil produtores rurais com assistência técnica e extensão rural públicas. Só em 2022, foram cerca de dois milhões de atendimentos prestados a agricultores familiares e suas organizações.

Na agenda ambiental, a Emater–MG desenvolve diversas ações no estado, voltadas tanto para a promoção de práticas produtivas sustentáveis, como para a implementação de práticas de conservação e recuperação ambiental. Dentro dessa proposta, em 2022, foram atendidos 207.670 agricultores, 705 organizações rurais e 6.192 pessoas de áreas urbanas. A empresa também atua ao lado das secretarias estaduais de Meio Ambiente e de Agricultura, em ações de recuperação das sub-bacias hidrográficas de Minas Gerais, como o Projeto de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco.

Outra iniciativa importante foi a adesão da empresa ao Pacto Global, da Organização das Nações Unidas (ONU). A estatal mineira adotou ainda novos instrumentos de boa governança (Plano de Integridade da Emater-MG, Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais, Pacto por Resultados e outros). “O ranking da Exame avalia atitudes da empresa, programas e ações voltadas para a política ESG, com a preocupação social, de governança e ambiental, além dos índices de arrecadação e índices contábeis financeiros. Então isso mostra que a gestão da empresa está no caminho certo e estamos avançando. Outro dado que nos chama atenção é que a empresa, dentro do ramo do agronegócio em Minas Gerais, foi a primeira colocada”, argumenta Otávio.

Crescimento

Atualmente, a gestão da empresa está implementando o Planejamento Estratégico 2022-2026. Nesse sentido, foram definidos projetos voltados ao desenvolvimento e fortalecimento da empresa e à qualificação dos resultados a serem apresentados aos seus clientes, mantenedores, parceiros e à sociedade. As iniciativas de modernização administrativa contribuíram para uma melhoria dos dados contábeis da Emater-MG (avaliados na premiação).

Outro importante impulso para o crescimento da empresa (também critério de avaliação no prêmio da Exame), no último ano, foi a parceria estabelecida com a Secretaria de Estado de Educação (SEE) , que beneficiou mais de 3 mil escolas e 16 mil agricultores familiares. O contrato firmado com a Secretaria de Educação, com foco no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), garante alimentos de qualidade e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública.

“Com assistência técnica da Emater-MG, milhares de agricultores se tornaram aptos a comercializar junto à rede estadual de ensino. Com isso, o Estado cumpriu não só o mínimo exigido de uso de 30% da verba federal em compras de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar, como esse número já chega a 38%, gerando mais emprego e renda no campo”, salienta o diretor presidente da Emater-MG. Os dados referentes ao prêmio Melhores e Maiores 2023 estão disponíveis no site da revista Exame .

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.