Segunda, 22 de Abril de 2024 04:30
35 4239-0090
Agropecuária Agropecuária

Panorama do Comércio Exterior do Agronegócio de Minas Gerais traz análise conjuntural das exportações do agro mineiro

Elaborado pela Secretaria de Agricultura, estudo detalha o comércio exterior do setor agropecuário em 2022 e na última década

25/09/2023 13h30
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Alexandre Soares / Emater-MG
Alexandre Soares / Emater-MG

A 14ª edição do Panorama do Comércio Exterior do Agronegócio de Minas Gerais , elaborado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) , confirma o melhor resultado para o agronegócio mineiro em 2022, destacando os recordes de vendas externas alcançados pelos principais produtos embarcados como café, complexo soja, carnes, complexo sucroalcooleiro, produtos florestais, milho, além de cachaça e produtos apícolas.

A publicação bilíngue (inglês e português) apresenta em detalhes todos os produtos exportados pelo estado, além de retratar o perfil das transações internacionais nos últimos dez anos com o objetivo de facilitar a identificação de oportunidades comerciais por parte das empresas.

Esse monitoramento contínuo garante o entendimento e a visualização do cenário comercial do estado e auxilia na identificação de desafios e oportunidades para a formulação de estratégias e de políticas públicas alinhadas com os resultados obtidos e os almejados.

Desempenho recorde

Em 2022, as exportações do agronegócio mineiro alcançaram o valor recorde de US$ 15,3 bilhões em 2022, fechando o ano com o melhor resultado das vendas externas de toda a série histórica. Além do valor, o volume, de 13,6 milhões de toneladas, também se destaca como o maior já comercializado.

A maioria dos principais produtos embarcados por Minas Gerais, em 2022, registrou recordes nas exportações: café, complexo soja (grão, farelo e óleo), carnes, complexo sucroalcooleiro, produtos florestais, milho, além de queijos, cachaça e produtos apícolas.

Os investimentos em boas práticas agropecuárias, pesquisa e tecnologia vêm garantindo o crescimento das exportações mineiras do setor. Em 2022, o agronegócio registrou sua melhor marca, representando 38,2% das vendas totais do estado ao exterior. Nos últimos dez anos, a geração de excedentes promoveu o crescimento das exportações a uma taxa anual de cerca de 8%.

Destinos

A China é o principal parceiro comercial das commodities agrícolas, mas as exportações do agronegócio de Minas têm alcançado mercados diversificados ao redor do mundo. Foram registrados negócios com 175 países, incluindo a entrada de 12 novos parceiros comerciais, como Luxemburgo, Mianmar, Samoa, Malavi, Mayotte, Níger, Guadalupe, Burkina Faso, Andorra, Nauru, Malta e Terras Austrais Francesas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.