Terça, 27 de Fevereiro de 2024 23:27
35 4239-0090
Segurança Segurança

Corpo de Bombeiros de Minas Gerais sedia evento de Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate

Minas é o estado com o maior número de certificações válidas do Brasil

27/09/2023 16h55
37
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
CBMMG / Divulgação
CBMMG / Divulgação

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) sediou nesta última semana, a Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate, etapa Minas Gerais, pelo Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil – Ligabom. A certificação é um dos critérios que definem a participação dos cães em missões nacionais e internacionais.

As provas aconteceram na cidade de Brumadinho e tiveram participações de militares do Mato Grosso, Goiás, Santa Catarina e Minas Gerais, além de binômios de vários batalhões de Minas Gerais.

Os binômios (duplas formadas pelo cachorro e seu condutor) passaram por provas de obediência e destreza, busca de vítimas em escombros, áreas colapsadas, ambientes rurais urbanos e busca de restos mortais. Todos estes ambientes são locais onde supostamente as equipes serão acionadas caso ocorra sinistros reais a procura de vítimas.

A certificação é a chancela de que os binômios estão preparados para serem utilizados em desastres diversos. Ela tem por finalidade padronizar atividades de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (BRESC) para os Corpos de Bombeiros Militares em todo o Brasil.

O CBMMG tem procurado constantemente aumentar a capacitação de seus profissionais bombeiros militares trazendo com isso um impacto positivo nos atendimentos à sociedade.

CBMMG / Divulgação
CBMMG / Divulgação

A Corporação conta hoje com cinco Canis (Pelotão de Busca, Resgate e Salvamento com Cães - PBRESC), distribuídos estrategicamente em todo estado para melhor atendimento à sociedade mineira.

O tenente-coronel Rafael Ribeiro Marcondes, vice-presidente do Comitê de Busca, Resgate e Salvamento com Cães – Conabresc, destacou que Mina Gerais é o estado com o maior número de certificações válidas do Brasil e o segundo em número de cães com certificação válida.

Já segundo o capitão Lucas Silva Costa, comandante da Companhia de Busca, Resgate e Salvamento com Cães, o evento foi um marco na atividade de busca e salvamento com cães no Estado. Hoje, podemos contar com 13 binômios para atuarem nos diversos desastres, sejam eles a nível nacional e internacional. A Certificação de Cães mostra o compromisso do CBMMG de manter o nível técnico elevado dos nossos binômios, comprovando que eles são operativos e possuem condições de encontrar uma vítima em área rural ou no caso de desabamentos e soterramentos.

Preparados para grandes missões

Minas Gerais, Santa Catarina, Mato Grosso e Pernambuco estão entre os estados que mais possuem certificações dos cães. Minas está na vanguarda dos estados brasileiros que mais investe na capacitação dos animais, visando manter a qualidade e a operacionalidade dos binômios, testando habilidades e personalidades, além de mensurar elementos fundamentais como autonomia na busca, perseverança, resistência e características específicas para um bom cão de busca e salvamento.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.